domingo, 24 de maio de 2009

UseBike

O sábado amanheceu ensolarado, o que fez dele, um ótimo dia pra pedalar. Precisávamos ir até o centro da cidade e resolvemos testar o UseBike da Porto Seguro. A Julia queria levar os nossos capacetes, mas eu queria testar o serviço completo. Na estação Barra Funda do metrô, não foi difícil achar o bicicletário. Falamos para os funcionários que queríamos 2 bikes. Pediram o RG, um cartão de crédito e comprovante de endereço pra fazer nosso cadastro. Não tínhamos nenhuma conta de telefone ou água nos bolsos, mas mesmo assim nos cadastraram. Os funcionários estavam um pouco confusos e o processo todo deve ter demorado uns 15 min. Separaram 2 bikes com cadeado e capacete. Já estávamos prontos pra pedalar até o Anhangabaú.

Bicicletário da Liberdade

As bicicletas são boas e até que bem reguladas. Uma ou outra marcha não entra direito, mas como tem muita gente diferente usando, acredito que desregule com mais facilidade. O banco da bike da Julia estava mole e incomodava bastante. Acabei trocando de bicicleta com ela. Os capacetes são ok. Não são os melhores do mercado, mas cumprem sua função. Os funcionários ainda passam um "baby wipe" neles antes de você colocar na cabeça. O trajeto que fizemos (por baixo do minhocão) não é dos mais tranquilos, o que exigiu muita atenção e causou um certo stress. Chegamos no destino depois de 30 min. O único inconveniente foi o selim que ficava inclinando pra frente e pra trás. Pra devolver as bicicletas e dar baixa no sistema, deve ter demorado mais uns 8 min.

As bicicletas do UseBike

Caminhamos pelo Anhangabaú, Sé e chegamos na Liberdade. Lá, resolvemos usar o serviço novamente pra ir até a Paulista. Mesmo já cadastrados, demoramos mais uns 10 min pra sair do bicicletário. Dessa vez o caminho foi melhor. Menos carros, mas mais subida. Deixamos as bicicletas no Estapar do Top Center. Depois de esperar mais alguns minutos pra dar baixa, estávamos livres pra continuar nosso dia.

Julia no bicicletário do Estapar Top Center

O que achei: A idéia de fazer um sistema de transporte público de bicicleta é ótimo. Em cidades como Paris e Barcelona, que tem a cultura de pedalar, parece que funciona melhor. Acho que em São Paulo está só engatinhando. As bicicletas são boas (não ótimas), com marchas e freios regulados, suspensão, cadeado e algumas com cestinha. Os capacetes são regulares. Quem já tem bicicleta pode estacionar em qualquer bicicletário ou em alguns Estapar, desde que faça um cadastro. O ruim é que as ruas ainda não são tão seguras e nem todo motorista respeita os ciclistas. Demora um pouco pra retirar e devolver as bicicletas e os funcionários ainda precisam de mais prática e treinamento. Mesmo com alguns probleminhas, acho que o sistema está funcionando. A intenção é boa e tem o nosso apoio! Mais bicicletas, menos carros, menos poluição! :)

Mais informações sobre os bicicletários aqui.

Quanto custa: 1ª hora gratuita e R$ 2,00 por hora adicional. É possível renovar o "aluguel" de hora em hora pra não precisar pagar.

4 comentários:

Priscila disse...

mas a prefeitura está trabalhando nas construção de ciclovias , pelo menos nas redondezas de onde vc pega a bike do UseBike ?

Para os curiosos de plantão, o serviço aqui em Oslo encontra-se em: http://www.oslobysykkel.no/

Flavs disse...

Que nada... Só fizeram uma ciclovia na ZL. A prefeitura não quer saber de nada.

As bikes de Oslo são iguaizinhas as de Barcelona! :)

Julia disse...

Aqui o sistema é "cada um por si e o busão contra todos".

tem que ter experiência para pedalar em SP. Eu só consigo, pq o Flavio vai do meu lado e me ajuda...

Priscila disse...

Julia, falou tudo :-( !