terça-feira, 16 de junho de 2009

Ecorun SP

Domingo, 6h30 da manhã. Saímos de casa de moto e o vento estava gelado. O primeiro relógio de rua do caminho marcava 10ºC. O segundo marcava 9ºC e o vento ficava cada vez mais gelado.


Mas quem acordaria tão cedo num domingo tão frio?? Eu, o Flavio e mais de 5.000 corredores que participaram da Ecorun. A corrida, que teve circuito de 5 km e 10 km, aconteceu na USP no dia 07 de Maio. O evento tem como tema a ecologia – os impressos e estruturas do evento foram feitos com material reciclado e um painel dava lições de sustentabilidade.


Antes da corrida começar é hora da preparação: chega na a USP, pega o chip, troca de calça. Fiquei com fleece e corta-vento até o último minuto (e mesmo assim tremendo). Na hora de deixar as coisas no guarda-volumes, não tive coragem de deixar o fleece. Sabia que ia passar calor depois, mas não conseguia nem pensar em ficar só de camiseta com aquele vento gelado.


Por conta de um joelho machucado, corri só 5 km. Lá pelo km 2 ou 3 eu já estava com calor. Um pouco de coordenação motora me permitiu tirar o fleece sem parar de correr. Na hora do posto de hidratação, foi mais esperto quem escolheu as garrafinhas de água sem gelo, que já estavam geladas só pelo frio mesmo.


Um parêntese quanto às garrafinhas de água: a Schinchariol, que patrocinou o evento, não deve ter copinhos de água e por isso mandou garrafinhas. Não é uma boa idéia beber muita água e continuar correndo, o ideal são apenas uns goles mesmo. Isso foi totalmente contra o espírito ecológico da corrida, já que 90% dos corredores deram seus 2 goles na garrafinha e descartaram o restante. Não consigo nem calcular a quantidade de lixo desnecessário que isso gerou (mas só de pensar em 5.000 pessoas com no mínimo 2 pontos de água, já se pode ter uma idéia).


Garrafinhas e frio à parte, a prova foi gostosa e muito bem organizada, com frutas, Gatorade isotônico e massagem no final. Consegui baixar meu tempo nos 5 km, com a promessa de correr 10 km de novo da próxima vez. O Flavio, que correu 10 km, também baixou o tempo dele.


Nossa próxima “empreitada” esportiva será esse final de semana em Ilhabela: Xterra Night Trail Run, uma corrida noturna em trilhas, morros e praias. 5 km pra mim e 10 km pro Flavio. Já estamos aquecendo as pernas! :-)


3 comentários:

Flavs disse...

O "locutor" da corrida disse que todas as garrafinhas seriam recicladas. Tomara que tenham sido transfomadas em tecido como um dos stands mostrava! :)

A corrida foi bem boa!!!

@joaocostaetc disse...

Aeee...
Boa sorte na Ilhabela.

Joao

Elke disse...

Parabéns pela corrida!

Baixando tempo... Tá na hora de aumentar os km rodados... hehehe
;)

Essa de Ilhabela será show!!
Cebo nas canelas!!