Sabe aquelas obras de arte que fazem você se questionar o que é arte? Ou aqueles quadros que poderiam ter sido feitos por qualquer criança da pré-escola da esquina? Aquelas obras de arte que não dizem nada para você?
Pois você não verá isso na exposição "Vik", que está rolando no MASP.
Não sou entendida no assunto e confesso que tenho apenas vagas lembranças dos 2 semestres de "História da Arte" que tive há alguns anos, mas gosto muito de visitar museus e ver arte.
Mas dessa vez foi diferente. A arte de Vik faz sentido. Há uma história por trás de cada quadro.
É o caso das crianças que ele conheceu no Caribe - felizes mas com um triste futuro: trabalhar nas plantações de cana-de-açúcar e se tornar infelizes como seus pais. Vik conversou com elas, perguntou sobre suas vidas e depois as fotografou. De volta a seu estúdio, resolveu reproduzir as fotos usando açúcar. O mesmo açúcar que era o futuro das crianças. Um trabalho que impressiona pelos detalhes conseguidos usando somente açúcar comum sobre papel preto.
Outro exemplo são as imagens dos trabalhadores de um lixão que Vik visitou. Ele os fotografou e depois reproduziu suas fotos com material do próprio lixão. É legal ver o video com o making of dessas obras: um espaço do tamanho de uma quadra de tênis, sendo preenchido com lixo e sucata.
Outras obras trazem a monalisa feita de geleia e pasta de amendoim; a medusa feita em um prato de macarrão; celebridades retratadas com calda de chocolate, diamantes ou caviar; desenhos feitos com arame e linhas...
A lista é grande. Vale a pena ver ao vivo.
O que: Vik
Onde: MASP (Av. Paulista, 1578 - 11 3251 5644)
Quando: de Abril a Julho de 2009
Quanto: R$15 (inteira) / R$7 (meia) / Grátis às 3as feiras
Links:
http://www.vikmuniz.net/www/index.html
http://pt.wikipedia.org/wiki/Vik_Muniz
http://masp.art.br/exposicoes/2009/vik/
Um comentário:
Não falei que era bom ?(falei?).
Não conhecia o trabalho dele, até vê-lo no Jô Soares. Fui ao MASP e não me arrependi.
bjo
Postar um comentário